Tuesday, September 19, 2006

O sonho do carro. Não do carro próprio.

Praqueles que conhecem os EUA o suficiente, vcs sabem que viver sem carro aqui é algo muito, mas muito difícil. Mas eu não gostaria de comprar um carro porque um carro é basicamente... como um filho pra cuidar. Então eu estava resignado a utilizar o precário sistema de transporte público (que aqui na Philadelphia é considerado bom pros padrões norte-americanos)... até que apareceu o Philly Car Share. É um sistema que vc aluga um carro por horas e paga relativamente pouco por isso (cerca de $8). Só que os pontos onde vc retira o carro estão espalhados pela cidade. Esse sistema acabou sendo bastante conveniente pra mim. Plus, a associação ao clube é gratuita então eu já mandei ver. Se isso funcionar eu tenho um carro sem ter que pagar nem gasolina, nem manutenção, nem seguro (nem a franquia se eu mandar mal e causar um acidente)!

O legal é olhar os carros que eles tem. Todos eles são bastante econômicos. Inclusive uma parte boa da frota é de Hybrid Vehicles, veículos que tem um motor a gasolina alimentando um carro elétrico. A vantagem disso é que o motor pode operar constantemente no ponto ótimo de operação e a parte elétrica é quem é responsável por variar o torque nas rodas. Dessa forma os carros chegam a operar entre 50 - 100 mpg (miles per gallon) o que dá algo em torno de 20 - 20 km/l. Bastante econômicos, não?

3 comments:

  1. Isso é sério? Sei que os carros na casa dos nossos vizinhos norte americanos, são baratos... considerando os absurdos aqui em nosso País, mas isso pode ser uma alternativa para muita gente que está lutando por seu lugar ao sol da dignidade nos EUA. Enfim é muito bom saber dessa alternativa... vou espalhar para a comunidade...! Valeu!

    ReplyDelete
  2. Esse artigo é bem velho. Hoje em dia o sistema de car share mais utilizado é o ZipCar.

    ReplyDelete