Tuesday, November 07, 2006

Ingenuidades de um jovem cientista...

Quando eu era menor e consultava artigos de revistas pela primeira vez na minha vida, eu costumava procurar os artigos de acordo com o título. Afinal, a fonte do título é 3 vezes maior que qualquer outro texto no artigo. Mas com o tempo eu descobri que é mais importante o(s) autor(es) e a data da publicação. Isso porque muitos artigos têm um título vagamente relacionado com o conteúdo. Não sei porque autores fazem isso mas eles fazem e é bastante problemático, não tanto pelos falso positivos (uma leitura rápida do abstract elimina textos que vc não gostaria), mas pelo número de falso negativos; deixar escapar artigos de sua área pode ser um erro fatal.

Mas agora que eu estou compreendendo os esquemas da Ivory Tower, como eles chamam o cenário acadêmico aqui, eu deixo aqui uma dica de como procurar um artigo da sua área. Bom, a forma mais fácil é começar pelas revistas relevantes. Revistas publicadas online costumam ter mecanismos de buscas por abstract. Bibliotecas as vezes também tem mecanismos de busca nas revistas que eles tem no acervo. Uma vez que vc achou alguns trabalhos que tem alguma relação, busque os autores e as referências. E olhe todos os abstracts publicados na época daquela publicação relacionadas com os autores, independente do título. Sim, revisão bibliográfica dá mais trabalho que uma olhada uma busca no Google, mesmo no caso do Google Scholar.

No comments:

Post a Comment