Thursday, January 18, 2007

Moby Dick

Nunca li o livro do Melville então eu não saberia dizer exatamente se o meu caso é parecido. Mas nesses últimos dias eu descobri que tinha um camundongo frequentando meu apartamento aqui. Yuck. Meu apartamento não é exatamente sujo, mas como eu moro em um prédio, é possível q os camundongos estejam atrás de comida simplesmente. Então eu tirei toda a comida das estantes, etc... e botei na geladeira ou em embalagens lacradas. A idéia é que os ratos iriam parar de vir se não houvesse o que comer, certo? Aparentemente, esses ratos são meio babacas e o negócio é pessoal. Resolveram continuar vindo e depositando excrementos no meu apartamento. Além disso, eles fazem barulho a noite enquanto eu durmo, o que me atrapalha no sono. Resolvi comprar ratoeiras e botei no apartamento. E até tive um encontro ocular com o bicho ontem de manhã - ele correu antes de eu conseguir dar um tapão nele com a revista q eu segurava. Descobri, porém o meio de entrada do bicho e agora tal passagem está vedada. Lógico que eu não descartei a existência de outras passagens então deixei as armadilhas pro bichinho. Vamos ver o que acontece.

Mas a relação Moby Dick com o desgraçado foi intrigante. Eu fiquei genuinamente obcecado em pegar o safado. Por um dia todo, o único pensamento na minha cabeça foi o maldito rato que me havia mantido acordado na noite anterior. Além disso, um fato bastante interessante ocorreu no dia que eu botei as ratoeiras: eu fiquei com remorso de botar as ratoeiras. Fiquei com dó do Moby Mouse. Não sei exatamente porque. Não sei se por causa da sujeira que é ter que limpar rato morto em ratoeira ou se é compaixão genuína com o bichinho. Eu não tenho dó de insetos, artrópodes, aracnídeos ou de invertebrados em geral... mas por alguma razão eu sinto pena de mamíferos. Talvez seja o fato de ele ter um sistema nervoso... mas essa é uma explicação racional demais pra uma emoção. Mas acho que, ao contrário de mim, o capitão Ahab não tinha remorso de matar a baleia, um mamífero também.

2 comments:

  1. Agora vou ficar com um pé atrá antes de dormir de novo no teu apartamento...

    ReplyDelete