Tuesday, February 13, 2007

Como é o cérebro de um camundongos descolados...

Desde que eu me envolvi em uma árdua disputa com ratos pela posse do meu apartamento, eu acabei dando valor a esses pequenos mamíferos. Apesar de eles serem pestes parasitas em casa, eles são até simpáticos quando estão trabalhando em laboratórios, colaborando com o progresso da ciência. E o fato de eu estar fazendo aulas de genética só aumentou minha queda pelos Mus musculus... Navegando hoje no excelente blog Inkycircus (um blog científico com toque feminino - é necessário visitar para entender esse conceito), eu encontrei essa animação flash que mostra como as drogas mais comuns interferem no nosso sistema nervoso.

Esse tipo de animação é rara: é ao mesmo tempo instrutiva, estéticamente agradável e até divertida. Além de ser uma excelente forma de desencorajar o uso de drogas. Falar que você vai se viciar e que vai gastar todo seu dinheiro com cocaína não soa tão assustador quanto falar que as proteínas transportadoras de dopamina de seus neurônios serão inibidas, os receptores de dopamina serão saturados por um longo tempo e que por isso você fica todo trêmulo. E caso a neurociência das drogas não seja sedutora o suficiente, ver ratinhos em "baratos" diferentes é engraçado. O ratinho passando a mão na frente da cara e tendo alucinações por causa do LSD é impagável.

No comments:

Post a Comment