Monday, June 25, 2007

Vírus pré-histórico e o HIV



Reportagem da Science hoje mostra que nós somos hojes mais suscetíveis ao vírus HIV por causa de um retrovírus arcaico. Retrovírus são vírus de RNA que se utilizam da transcriptase reversa para gerar DNA para só daí infectar a célula hospedeira do vírus. HIV é um retrovírus, assim como Pan troglodytes endogenous retrovirus, o PtERV1. Esse último, é um retrovírus pré histórico que hoje é encontrado como resquícios espalhados como lixo de DNA no código genético de chimpanzés.

Os cientistas, de um grupo em Seattle, Washington, levantaram a hipótese de que o vírus não infectou humanos porque nossos ancestrais desenvolveram um fator anti-viral para combater esta doença. E depois eles conseguiram mostrar que um gene humano faz exatamente isso. O método envolveu ressucitar o vírus e gerar um gato transgênico com o gene humano!

O interessante é que esse gene, existente em algumas espécies de macacos, previne a infecção do HIV nos primatas. Mas não faz o mesmo conosco. A hipótese então é a de que o gene, o TRIM5α humano é uma mutação do modelo original que se desenvolveu para proteger os nossos antepassados do PtERV1. Talvez por isso é que somos suscetíveis ao HIV-1.

No comments:

Post a Comment