Saturday, June 09, 2007

Você já leu esta matéria antes?





Ao contrário dos fenômenos paranormais inexplicáveis, mas que todos dizem sentir, o déjà-vu (lit. "já vi") é algo que sempre me afetou, basicamente porque eu já senti isso algumas vezes. Bom cético que sou, eu sempre recusei me aceitar que isso era algo sobrenatural, mas como eu não enfiei a cabeça nas neurociências, eu nunca fui atrás de saber exatamente o que causava isso.



Os motivos pelo qual eu sempre suspeitei do déjà-vu é porque eu já tive essa sensação em lugares em que eu nunca havia estado antes, incluindo em outros países ou com outras pessoas. Interessante que a primeira coisa que me passou pela cabeça nesses casos foi que eu havia sonhado com aquilo! Como eu não acho que eu consigo prever o futuro, a segunda coisa racional que eu pensava era que aquilo era uma sensação induzida pelo meu próprio cérebro, provavelmente uma falha doida que me fazia pensar que eu já tinha passado por uma experiência nova pela qual eu nunca havia passado.



Então eu fiquei feliz em saber que pesquisadores conseguiram descobrir que o efeito é causado por uma falha no hipocampo, uma confusão causada pela part e do cérebro responsável em organizar sua memória. O grupo, liderado por Susumu Tonegawa, vencedor do prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia de 1987, conseguiu localizar o efeito em uma região do hipocampo que é responsável por separar lugares ou experiências similares mas distintas. Acredita-se que essa pesquisa pode levar à melhor compreensão de como funciona o sistema de memória humana.

2 comments:

  1. Já lhe falei: dejà-vu é um bug da Matriz...

    ReplyDelete
  2. Eu já vi isso em algum lugar...Ou será que foi um sonho?

    ReplyDelete