Monday, July 09, 2007

Mais uma do fullereno



Uma das minhas estruturas químicas favoritas é o buckminsterfullereno. Com a molecular C60, o fullereno é um arranjo cristalino de átomos de carbono em uma forma de quase esfera, ou de uma bola de futebol. Esta forma, além de dar um apelido de Buckyball para a molécula, foi "descoberta/inventada" pelo químico inglês Richard Buckminster Fuller e tem aplicações diversas. As micro-esferas, por exemplo, formam excelente lubrificante com apenas uma molécula de espessura. As estruturas também tem propriedades elétricas interessantes e tem uso no estudo de supercondutores...

Mas eu não sabia que o fullereno iria conseguir combater alergias. A matéria, da nature.com, mostra uma pesquisa que estuda a interferência causada pelas buckyballs em vias metabólicas associadas a alergias. O grupo não sabe exatamente como a molécula consegue bloquear a produção de histamina, mas baseada na relação já conhecida dos anti-oxidantes no combate a alergias, a hipótese é que o fullereno esteja agindo sobre os radicais livres. É a buckyball atacando de novo!

1 comment:

  1. Olá! Antes de mais gostava de deixar os parabéns pelo blog.

    Gostava só de fazer uma pequena correcção. A atribuição da "descoberta" desta molécula está errada no post. De facto quem "descobriu" a molécula foi um grupo de investigadores da University of Sussex e University of Rice, tendo o Prémio Nobel sido atribuído a Harry Kroto, swe não estou enganado.

    A entrada na wikipedia correspondente a
    Richard Buckminster “Bucky” Fuller (July 12, 1895 – July 1, 1983)[1] diz o seguinte: "[...]was an American visionary, designer, architect, poet, author, and inventor."

    ReplyDelete