Sunday, July 22, 2007

Mensiversário (ou aniversário de um mês)

Science

Não se preocupem, eu não vou fazer um post instrospectivo a cada mês. Mas é que, por ser esse o primeiro mês em que eu resolvo entrar nesse negócio de escrever direto sobre ciência eu comecei a refletir sobre o que eu estou fazendo quando eu vi hoje de manhã no Google Analytics que o primeiro post no Entropicando foi no dia 22 de junho (tem posts que antecedem no arquivo, mas aqueles foram roubados do blog anterior, I Hate Titles).

Eu creio que este blog é um daqueles que podemos chamar de "blogs de baixa circulação". Eu tenho uma média de 27 visitantes por dias dos uns cerca de 15 vêm de mecanismos de busca, como Google, Technorati e BlogBlogs. E o número de leitores do meu feed, de acordo com o FeedBurner 8. De fato, baixa circulação :-). Não que eu esperasse muito mais de um blog de ciência que se recusa a falar sobre religião ou criacionismo e escrito por um ilustre desconhecido. Na verdade eu acho que os números estão altos!

Então a pergunta que eu me fiz foi, "por que escrever o blog"? Pelo número de visitantes, vocês devem deduzir que eu não estou ganhando muito dinheiro. Talvez um dia a massa crítica de material nos arquivos fique grande o suficiente de forma que eu vire um favorito do Google e isso aumente a quantidade de visitantes casuais procurando saber curiosidades como o que são os pontinhos no meio da banana ou querendo saber porque a indução finita é valida... Também não é por ego. Admito que eu sou egocêntrico e megalomaníaco, mas se o que me movesse fosse ego eu teria desistido a essa altura: 30 visitas por dia após um mês é um soco na boca do estômago da vaidade.

Um dos motivos pra eu estar escrevendo este blog é o fato de eu ter estudado em uma universidade pública (fiz Engenharia de Computação no ITA) e eu sinto que os posts que eu escrevo são uma forma de retribuir... Não é nem de longe o suficiente, mas é algo. Um outro motivo é que eu gostaria de testar a hipótese da teoria das caudas longas e gostaria de me conectar com outras pessoas no mundo que tenham interesse em ciências (mas não nas discussões que eu considero chatas). Esse, aliás, é o motivo principal.

O problema é que eu sinto que há uma falta de interatividade. Raramente eu recebo um comentário sobre o que eu escrevi. Eu até entendo: é um saco ir até os comments, especialmente quando o assunto não te provoca tanto assim. Eu mesmo raramente comento um post que eu acho legal a não ser que eu tenha mais o que falar a respeito! Eu rascunhei um scriptzinho para vocês avaliarem os posts, usando o Google Analytics, e espero que isso me ajude a saber como andam meus artigos(votem!).

Além disso, eu resolvi um formato definitivo para este blog. Lógico que definitivo é algo que pode mudar semana que vem, hehe. Mas antes uma identidade do que identidade alguma! O blog terá posts de segunda a sexta somente, porque publicar no fim de semana é algo difícil demais para mim. Os posts irão ao ar na madrugada, de forma que eu consiga ter um post diário pela manhã para vocês. Além disso, eu resolvi parar de correr atrás de notícias científicas de última hora. O "Entropicando Clipes" aí em cima já cumpre o papel de fornecer (aos que se importam) quais notícias eu acho legais e eu não tenho tempo de escrever um artigo sobre cada coisa que eu vejo sobre ciência. Eu vou continuar comentando essas notícias, mas eu vou me dar mais oportunidade de escrever com calma e de tratar de também de outros temas que eu julgo legais mas que nunca vão aparecer no jornal como a série sobre os números (eu ainda não fiz as equações para os números inteiros, acreditam?). De vez em quando eu vou falhar porque eu tenho uma profissão de verdade mas eu vou tentar manter aqui a taxa de um artigo por dia!

Essa experiência está sendo bastante divertida. Eu gosto de poder discutir (ainda que sozinho) princípios fundamentais das ciências puras, pensar nos impactos metafísicos e intelectuais do método científico e sorrir toda vez que eu sou obrigado a concordar com o que diz o cartoon lá em cima, extraído do fenomenal xkcd. A ciência funciona maravilhosamente bem. E pra quem quer saber do que trata o gráfico: o gráfico é sobre a radiação de corpo negro, uma dos resultados mais belos da ciência do século XIX. Mais um tema para um post novo!

1 comment:

  1. Eu sou Um de 8 que assinam o feed!
    O Problema mesmo são as pessoas que não se interessam por ciência. E Mudar isso é muito difícil, principalmente no Brasil.
    Um Blog é um excelente início para as pessoas se interessarem por ciência! Parabéns! E continue sempre com o blog.

    ReplyDelete