Friday, July 13, 2007

Sacudida no blog

Eu resolvi tentar aplicar meus conhecimentos quase enferrujados de HTML e CSS, juntar com recém-aprendidas técnicas de GIMP, Yahoo!Pipes e Dapper e eu fiz uma mudança no Entropicando. Estou orgulhoso.

A primeira coisa foi criar o logo, o que eu fiz a partir dessa imagem que eu peguei no Flickr. Creative Commons é uma maravilha mesmo. (Aliás, eu ainda preciso enfiar o botãozinho do CC na minha página)

A segunda coisa foi ajustar o layout que eu peguei na internet para resolver umas coisinhas que me irritavam do layout original. Coisas como um espaçamento irritante entre as letras, a falta de um tamanho mínimo máximo de largura (resolvido com uma tag min-width e max-width) para evitar degeneração em resoluções muito altas ou muito baixas, ajuste da caixa de busca do Google para se encaixar no meu layout, ajustar as fontes do Label Cloud... Uma série de coisas... acho que agora o blog ficou mais agradável. Ainda não gosto do "Quem sou eu" mas mudar aquilo exigiria muito trabalho e não vale a pena mesmo.

A coisa que eu achei mais útil foi a adição de um RSS no topo da página ligado diretamente ao um Google Notebook onde eu vou fazer um news clipping de ciência. A idéia é que eu posso utilizar esse notebook como um bookmark sobre ciência. Inserir o negócio foi mais complicado do que simplesmente inserir o feed RSS num widget do Blogger porque o feed fornecido pelo Google Notebook não contém as informações que eu preciso (título e URL, mais precisamente). Então eu tive que fazer um Dapper do notebook para poder extrair as informações e criar um XML e um Yahoo!Pipe para deixar o feed com títulos clicáveis. Então agora, toda vez que eu ver uma notícia ou um artigo que eu achar interessante, eu posso simplesmente clipar a notícia com o famoso botão direito e o negócio vai parar na parte de cima do blog, sem muito trabalho. Isso reduz um problema que eu tinha antes: às vezes eu achava uma notícia interessante mas não tinha tempo para comentar, ou não tinha o que comentar mesmo, mas queria dar algum destaque (o famoso "link love")... Além disso, eu não me sinto obrigado a fazer um post inteiro quando tem uma notícia em que o máximo que eu posso fazer é simplesmente falar "olha que legal!"

No geral eu estou orgulhoso!

No comments:

Post a Comment