Thursday, October 25, 2007

O problema é a carga tributária ou a inadimplência?

Quando os jornais online passaram a ter espaço para comentários de leitores nas matérias eu achei bacana. Até então, as reportagens não tinham um espaço para contestação de leitores; estas aconteciam apenas por carta ou e-mail e levavam um dia para aparecer.

Mas uma coisa me deixou profundamente triste nessa história. Eu pude ver o nível de lógica das pessoas cotidianas. Na reportagem da Folha Online sobre a negociação sobre a CPMF, uma pessoa vai lá e me comenta que a culpa da carga tributária e a inadimplência.

Essa é uma daquelas questões que parecem propaganda da Tostines. "Vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais?" Não é. Inadimplência alta é conseqüência e não causa dos impostos. Se os impostos fossem bem mais baixos (ou os serviços fossem melhores), mais pessoas pagariam. Afinal as pessoas não querem se manter na ilegalidade se elas fossem capazes de tal - isso reduz a chance delas de pedir coisas pro estado ou financiamento no Banco, abrir capital e sociedades... é um atraso de vida!

Eu sei que isso nunca vai acontecer mas... seria muito legal se, mantendo a carga tributária atual, todas as empresas e pessoas pagassem todos os tributos devidos. Todos. Desde o camelô e o dono da banca de jornal até o Lula. Ia ser legal. O preço de tudo iria subir muito e a quantidade de dinheiro disponível iria cair na mesma proporção. Isso aí tem nome: recessão.

No comments:

Post a Comment