Sunday, January 20, 2008

Entropia, quântica, tempo

Eu estava pensando dia desses sobre um conjunto de coisas que estão sendo ditas por um leigo em física. Mas eu estou escrevendo na esperança de que algum físico de verdade leia isso e comente! Mas se você é um leigo como eu pode comentar também!

A expressão "entropia sempre cresce" dá uma direção pro tempo. O tempo avança na direção em que a entropia aumenta. Na quântica, uma observação também dá uma direção pro tempo, uma vez que ela reduz o espaço de possibilidades que não é reconstituído depois do experimento. É daí que vem as teorias dos multiversos, dos mundos paralelos criados a cada "decisão quântica".

A minha questão é: será que por acaso existe uma relação entre as duas? Seria por acaso a resolução das questões, a agregação da informação sobre o sistema quântico o que aumenta a entropia?

5 comments:

  1. Prezado Shridar,
    Aceito o desafio.
    Não há flecha do tempo, direção do tempo, sequer na entropia. Ela flui em todas as direções.
    Para o observador é que existe o tempo.
    Embora haja quem retruque, encaro a entropia como fenomeno quantico, merce do efeito cascata e até, de certo modo, efeito gravitacional, o que, per se, conduz a suposição de que a quantica nada mais é do que uma extensão da relatividade.
    A Física, antes de matemática, é filosofia. É imaginação. Portanto, não há leigo, malgrado os físicos não concordarem muito com invasões. Mas eles também sabem invadir, e deveriam mesmo ter invadido muito mais.
    Aquele abraço.
    ALLmirante.

    ReplyDelete
  2. Olá Shridhar!
    Caso voce ainda nao tenha lido, recomendo "The Emperor's New Mind", um livro de divulgacao do Penrose que trata um pouco do problema que te interessou.
    No entanto, essa questao é bem especulativa. O Penrose faz um bom trabalho em separar o que é fato do que é especulacao dele, e até o final do livro, as especulacoes dele sao bastante intrigantes. Só no final que elas ficam um pouco viajantes demais...
    Até!!

    ReplyDelete
  3. Eu (leigo) já tinha me questionado sobre isso... Supondo - apenas para argumentar - que o Multiverso tenha uma "Lei de Conservação de Entropia", o aumento de entropia em nosso espaço-tempo automaticamente criaria uma diminuição de entropia em outros "espaço-tempo" do Multiverso.

    Estaria isto de acordo com o que se observa no nosso "espaço-tempo"? Olha que a gravidade é uma séria candidata!... É, como a seta do tempo, unidirecional...

    ReplyDelete
  4. este blog é bastante interessante...
    gostaria também de recomendar este:

    http://designinteligente.blogspot.com/

    abraços

    ReplyDelete
  5. Não entendi completamente tua proposta mas sugiro cuidados com essas interpretações e lembre-se que são apenas modelos para explicar nossas observações. O problema existe porque o tempo é escalar e na mecanica/eletromagnetismo, as eq. não indicam a direção em que o evento ocorre e os processos são reverssiveis. Na termo isso fica evidente pois todo sistema fechado evolui na direção em que a entropia aumenta e impede a existencia de processos reverssiveis.
    Ja na MQ o processo de medição possui diversas interpretações e sutilezas que podem nos confundir (sugiro ler a interpretação do processo de medição do Landau) mas no fundo continua sendo um processo e que descrito pela otica da termodinamica deve concordar com o aumento da entropia. Quero concluir que mesmo na MQ, a direção do tempo é definida pela termodinamica e não pela morte da função de onda.

    ReplyDelete