Thursday, February 14, 2008

O espantalho

Ontem eu li em vários jornais uma história de que o biodiesel é pior para a atmosfera que o combustível fóssil, no que diz respeito ao desmatamento. Aqui tá uma reportagem do Estadão a respeito.

Acontece que o biodiesel ou o etanol agrícola nunca foi motivado pelo medo do Efeito Estufa. Ele foi motivado pelo medo do esgotamento dos combustíveis fósseis. O etanol de açúcar ou o biodiesel teriam a vantagem de serem sustentáveis. A idéia de que o biodiesel fosse ser melhor pra quantidade de carbono oxidado na atmosfera foi só uma peça de propaganda com algum fundo de verdade, mas nunca mais do que só o fundo...

É clássico método retórico do espantalho. Reduza uma tese um único aspecto e derrube a tese nesse aspecto.

5 comments:

  1. O trabalho deu folga? Por aqui o escandalo do momento eh sobre os cartoes corporativos. Nao sei se voce esta acompanhando. O governo esta querendo reter os gastos do gabinete da presidencia. Se fucar acha as compritchas da D. Marisa (e os botox e cirurgias dela...).
    Tem um video muito engracado sobre isso no Youtube
    http://www.youtube.com/watch?v=kRiRKKO8HvU

    ReplyDelete
  2. Outra noticia por aqui.
    Ta tendo a nerdstock essa semana. A telefonica ficou responsavel pelo link de 5 Gbps. Resultado: ficamos sem internet ontem.
    Os especialistas dizem que não tem nada a ver, mas não sei não.

    ReplyDelete
  3. Esse vídeo é ótimo, hehe. Vou botar no ar! Eu parei voluntariamente de acompanhar política explicitamente. Passei a ler jornal como quem lê um livro, com distanciamento, com uma suspensão de realidade. A única coisa que eu estou acompanhando é a evolução underground da blogosfera brasileira de verdade, e as brigas de comadre entre as estrelinhas do "blogornalismo". Tá muito engraçado.

    Nerdstock? Você tá falando do Campus Party? Bom nome. Eu queria saber se foi legal.

    ReplyDelete
  4. Lá vem vocês dois de novo babando nos ovos um do outro. Esse negócio de vocês é como menininha que fica gritando conversas histéricas em bar para parecer interessante. Qualé, rapaziada, deixa de babar um no outro e vão atrás de coisas significativas nessa vida, tipo mulher, uma boa foda, pensar algo que não esteja escrito na folha nem na cabeça do Bush. Passem pimenta no cu e boa sorte...!!!

    ReplyDelete
  5. Boa noite, Dr Goebels, Heil Hitler und Sieg heil für dich. Alles incensos do Paraguay caput über Deutschland.

    ReplyDelete