Tuesday, February 19, 2008

Vocês estão de sacanagem, né?

Faz um ano e alguns meses, o General Pinochet tinha morrido. Colunistas e opinionistas do mundo todo fizeram a festa. Procurem aí no Google. Foi justo. Pinochet foi um criminoso do pior tipo que existe. De acordo com a Wikipedia, cerca de 3000 pessoas morreram e quase 30000 foram presas, muitas torturadas durante o governo militar no Chile. E, até onde sei, Pinochet nunca demonstrou uma sombra de arrependimento.

Aí hoje de manhã eu acordo. Fidel Castro já não é presidente, diz a chamada do UOL. Não, infelizmente ele não morreu, mas renunciou à presidência. Bom, antes isso que nada não é mesmo? Mas não. A primeira matéria com a qual eu dou de cara tem como manchete "Regime cerceou democracia e direitos humanos, mas melhorou a qualidade de vida". E uma outra matéria trazendo curiosidades singelas sobre a vida de Fidel como sobre quando Lula quase matou Fidel ou sobre como o proto-comandante de 13 anos mandou uma carta para Franklin Roosevelt. Aí eu tentei ver o Estadão. O blog do Guterman de saída, indaga como será que a história julgará Fidel Castro. Uma linha do tempo em flash coloca fotos da vida de Fidel. A gota d'água pra mim foi esse post no blog do Nassif.

Que é que há com as pessoas? Quando foi que Fidel Castro virou esse ditador benevolente, esse humanista que ainda merece uma análise de legado para saber se ele foi bom ou ruim. Palhaçada, né? O regime de Fidel Castro já matou algo da ordem de 10000 pessoas, instituiu um regime opressor permanente, de medo para os cidadãos comuns a ponto de pessoas arriscarem a fugir de balsa da ilha. E não vamos nem falar da suposta qualidade de vida de Cuba...

Aliás, vamos. Vamos supor que Cuba tenha de fato uma qualidade de vida excelente. Isso exime Fidel das mortes? Então vamos reestabelecer a imagem de Pinochet, porque a única coisa que não se pode argumentar contra ele é que a economia Chilena foi pro saco. Caramba! Vamos deixar bem claro: Fidel Castro é um canalha homicida, um ditador opressor, um bastardo. Fidel Castro merece estar na mesma página da história em que se encontram Hitler, Pinochet, os ditadores brasileiros e argentinos, os governantes soviéticos e muitos do bloco oriental... Enfim.

O que é que há hein? Será que os jornalistas brasileiros estão procurando uma boquinha pra trabalhar no Granma?

PS. O Coturno Noturno colocou uma coletânea de blogs cubanos. Enfim alguém com um pouco de bom senso.

6 comments:

  1. Eu estava começando a seguir uma linha do tipo "quem diria, um gesto de grandeza. Os ditadores ou morrem ou são depostos" Tolice de minha parte. Vários ditadores permaneceram vivos na transição do regime. Exemplos modernos foram o Pinochet e o Suharto. Ambos até foram julgados, mas nunca dá em nada...
    Eu queria teclar mesmo "já vai tarde", mas serve de consolo por enquanto...

    ReplyDelete
  2. ... e o médico virou pro Raul e disse "O Fidel subiu no telhado..."

    ReplyDelete
  3. E vc viu os comentários dos sociologos lula e oscar nyemeier sobre o fidel?
    "único mito vivo" e "Eu tenho um profundo respeito ao povo cubano, que acho ser o mais politizado do mundo"

    é um chute nos colhões...

    ReplyDelete
  4. Voces nao tem vergonha de usar um só tipo de fonte pra formar a propria opinião?
    Nao acredito que ainda possa ter gente ingenua a esse ponto no mundo pra reproduzir como papagaio de pirata o que a midia dos donos do mundo diz de Cuba.
    Por que voces não vao passar uns dias em Cuba para ver o que é que rola por la? Tem medo que o seu democratico presidente casse o visto de voces?
    Ou voces tem medo de gente bonita e feliz?
    e de mulher, voces tem medo tambpem, nao tem?
    Deixem de ser bestas e, em vez de gastar dinheiro com um psicanalista americano travado incapaz de achar o proprio pinto com um gps, vao pra Cuba se encontar com os proprios pintos e a alegria de viver.

    ReplyDelete
  5. Ir pra Cuba e correr o risco de sair de perto da casa da mamãe? Nem mooooooorta, filha, elas não farão isso N - U - N - Q - U -I - N - H - A ! ! !

    ReplyDelete
  6. a censura do paladino da liberdade de imprensa ainda não chegou, so, run to the hills!!!!! que a besta da borracha vem aí....

    ReplyDelete