Friday, March 14, 2008

Testando MathML

Testando o MathML. Se vocês puderem deixar no comentário qual é o navegador usado e se vocês conseguem ver a equação, eu agradeço bastante.

Testes:
amath endamath
`sin(x)`: seno de x
`d/dxf(x)=lim_(h->0)(f(x+h)-f(x))/h`: definição de derivada
`int_0^1(2x)dx = 1`: Integral besta
`e^(jpi)=-1`: Fórmula de Euler

Um gráfico(!!):
agraph plot(sin(x)) endagraph

Update 1: Para usuários do Internet Explorer, instale o plugin gratuito MathPlayer (e me digam por favor se funciona... eu uso Linux e não tenho como saber!). O MathML é excelente mas como a maioria dos leitores usa Explorer, eu não vou poder sair usando.

Update 2: Através dos comentários, um pouco de pesquisa e um pouco de teste descobri que o MathML funciona em todos os navegadores Gecko (Epiphany, Camino, Firefox, Netscape), apesar de ele exibir uma mensagem irritante sobre download de fontes. Ele funciona no Internet Explorer 7 através do plugin MathPlayer (que é gratuito e leve, eu instalei no computador do laboratório e é tranquilo), mas o gráfico não funciona, só as equações. No Internet Explorer 6 deve funcionar da mesma forma, mas eu não consegui testar ainda. Safari, Opera, Konqueror e Nautilus (se é que alguém usa isso pra navegar na internet) não funcionam. O Opera parece que vai adicionar suporte na próxima versão, ainda que toscamente. Muitíssimo obrigado aos leitores que deram feedback!

Update 3: O problema das fontes nos browsers Gecko será resolvido em coisa de alguns meses, quando as fontes STIX forem finalizadas. Até lá, eu não pretendo colocar símbolos muito bizarros então eu acho que apesar do pop-up irritante, vale o risco de usar o MathML - muito menos trabalho. Se alguém quiser saber como colocar o MathML no Blogger ou na própria página de uma forma fácil, deixe um comentário que eu escrevo um post. A priori eu não tenho muito motivo para fazê-lo, mas farei com todo prazer!

13 comments:

  1. Com o Windows Explorer nao se ve nenhuma equacao...

    Pra ver a distribuicao de uso de navegadores (Explorer, Safari, Firefox...) entre seus leitores, assim como varias outras estatisticas, recomendo o "Google Analytics"...

    Até!

    ReplyDelete
  2. Eu sei que é pedir demais, Bruno, mas será que você poderia instalar o MathPlayer, um plugin pro IE e me falar se funciona?

    Aliás, isso responde uma pergunta que vc tinha me feito há muito tempo atrás: como escrever equações facilmente no texto. O MathML.

    ReplyDelete
  3. Configuração: Kubuntu Linux Hardy Heron 8.04 alpha + Firefox 3.0 - gráficos e equações funcionaram perfeitamente.

    ReplyDelete
  4. Configuração: Kubuntu Linux Hardy Heron 8.04 alpha + Liferea 1.4.12 (Linux Feed Reader) - gráficos e equações não funcionaram no feed, mas ao abrir uma janela de visualização funcionaram perfeitamente.

    ReplyDelete
  5. Configuração: Kubuntu Linux Hardy Heron 8.04 alpha + Konqueror 3.5.9 - Nem gráfico nem equações funcionaram. Aliás, nem mesmo postar comentários (por causa do formato atom+xml, que o konqueror falhou em reconhecer) funcionou!

    ReplyDelete
  6. Configuração: Kubuntu Linux Hardy Heron 8.04 alpha + Opera 9.26 - Nem gráfico nem equações funcionaram. Será que pro Opera é necessário algum plugin?

    ReplyDelete
  7. Configuração: Kubuntu Linux Hardy Heron 8.04 alpha + Epiphany 2.22.0 (navegador de Gnome baseado no engine Gecko) - gráficos e equações funcionaram perfeitamente.

    ReplyDelete
  8. Obrigado Patola! É. O Opera parece que suporta MathML a partir da versão 9.5... E o Konqueror... esse eu vou ter que ignorar por ora :-(.

    ReplyDelete
  9. No Firefox 2.x funcionou td direitinho, no OS da janelinha.

    ReplyDelete
  10. Debian Lenny, GNOME 2.20.2, Epiphany 2.14.3 (gecko-1.8): mostrou uma mensagem pedindo umas fontes especiais (http://brandizzi.googlepages.com/mensagem.png) mas conseguiu mostrar fórmulas e gráficos (http://brandizzi.googlepages.com/resultado.png)

    Até!

    ReplyDelete
  11. SO: "Janelas", Navegador: Mozilla Firefox.

    Vejo perfeitamente.

    Que saudade de cálculo, hehehe!!! Que saudade das integrações por partes, das integrais indeterminadas, das "integrais bestas", heheheheh.

    Bons tempos.

    ReplyDelete
  12. Olá,
    Fiz teste com IE6 e o Firefox. Firefox está ok, mas o IE6 não funciona.
    Me desculpe, mas não posso instalar o programa pois não sou administrador daqui.
    Cara, tenho interesse em aprender a utilizar essa linguagem, mas uma vez tentei e não consegui. Você pode me passar dicas?
    Me mande seu e-mail, se quiser, para redouglas(arroba)gmail.com

    ReplyDelete
  13. Cara se você puder postar alguma coisa explicando como inserir mathML em uma página eu agradeço. Venho pesquisando MathML a algum tempo, porém tem muita coisa em inglês, o que pra mim dificulta um pouco. Vi alguma coisa explicando como inserir o MathML utilizando o próprio Dremweaver, vou tentar. Pois meu problema é a estrura da página, não o código em si. Se puder me ajudar...
    Abraço

    ReplyDelete