Tuesday, March 10, 2009

Crianças e suas estações

Dia desses o clima aqui em Ann Arbor estava ótimo. Dia ensolarado, temperatura em torno dos dez graus... No meio de um inverno que tem média de temperatura abaixo de zero, um clima que não pede mais do que um suéter dá uma alegria indescritível na gente.

Quando voltava pra casa, lá pelas 4 da tarde, eu encontrei minha vizinha, tomando conta do filho no parquinho. A gente conversou um pouco sobre o dia maravilhoso e em certo momento eu comentei que estava "loving the summer". Um menininho, que devia ter lá seus 8 ou 10 anos rapidamente fez uma piada genial: "It feels so much like Summer that I thought it was already dinner time".

A piada foi tão genial que eu levei uns 3 segundos pra entender. Durante o verão de Ann Arbor, o Sol se põe lá pelas 9 da noite então na hora do jantar a claridade é parecida com a claridade de 3 da tarde no inverno.

Pensando um pouco mais sobre o assunto, eu notei uma diferença muito grande em crianças crescendo em países onde as mudanças da estação do ano são marcantes. É comum ver garotinhos de 5 ou 6 anos falando que eles fizeram alguma coisa no último verão. Eu não lembro de, quando criança, fazer esse tipo de alusão. É verdade que em julho eu usava aqueles conjuntos de moletom no verão a roupa era sempre camiseta e bermuda, mas eu não mudava as atividades do meu dia-a-dia. Se eu queria jogar bola na rua em julho, eu jogava bola na rua em julho! Acho que a primeira vez que eu usei a expressão "verão passado" eu devia ter uns bons 15 anos.

Por aqui, as crianças aqui tem marcadores de passagem de tempo extremamente fortes. No inverno tudo fica branco, as árvores desnudam e é época de fazer bonecos de neve, descer o morro de tobogã... e no verão é época de andar de bicicleta, jogar baseball e brincar na rua depois do jantar. Porque o dia ainda está claro.

1 comment:

  1. Talvez primavera e outono passassem despercebidos, mas verão e inverno eram bem marcados.

    ReplyDelete