Sunday, February 12, 2017

Sociologia à maneira dos geômetras

Teorema O problema fundamental da sociologia é encontrar uma sociedade que seja capaz de conciliar (1) mobilidade social e (2) liberdade de prover pra sua própria linhagem.

Definição 1 Sociologia tem como objetivo principal identificar a melhor sociedade possível dentro das contingências econômicas, temporais e políticas.

Definição 2 Sociedade é o conjunto de pessoas e instituições formais e informais, provido de um conjunto de regras formais e informais que regulam as relações entre pessoas as instituições.

Definição 3 Sociedades são julgadas pelo estado corrente das coisas, e não pelo potencial futuro do estado corrente das coisas.

Proposição 1 Entre duas sociedades semelhantes em todas as coisas exceto pela quantidade de violência, a sociedade com menos violência é a melhor. Essa proposição é uma proposição intuitiva e, creio, não carece prova. A única objeção que eu enxergo à essa conjectura revolucionária que diz que o aumento da violência poderia levar a uma revolução que melhora o futuro da sociedade. Mas a sociedade presente fica pior durante a revolução. A conjectura revolucionária só é objeção séria se ignorarmos a definição 3.

Proposição 2 Entre duas sociedades semelhantes em todas as coisas exceto pelo agregado da produção econômica real, a sociedade com maior produção é a melhor. Essa proposição merece uma análise detalhada, pois maior agregado não implica em melhor qualidade na produção e há uma objeção possível nesse aspecto. Por falta de espaço (e interesse) não vou desenvolver essa linha de raciocínio.

Lema 1 Mobilidade social reduz a violência. (A ser desenvolvido)

Lema 2 Liberdades aumentam o agregado da produção econômica real. (A ser desenvolvido)

Corolário 1 Liberdade de prover pra sua linhagem aumenta o agregado da produção econômica real. (A ser desenvolvido)

Lema 3 Mobilidade social reduz capacidade de prover pra sua linhagem. (A ser desenvolvido)

Lema 4 Liberdade de prover pra sua linhagem reduz mobilidade social. (A ser desenvolvido)

A prova do teorema segue diretamente dos lemas 1, 3, e 4 e do corolário 1. Lemas 1 e corolário 1 estabelece o papel da mobilidade social e da liberdade pra prover pra sua linhagem como elementos que melhoram a sociedade e os lemas 3 e 4 estabelecem o conflito entre entre mobilidade social e liberdade de prover pra sua linhagem.

No comments:

Post a Comment